A computação em nuvem em qualquer uma de suas formas IaaS, PaaS ou SaaS permite que as organizações minimizem suas complexidades na execução de sua própria infraestrutura.

De acordo com o Gartner, a indústria de serviços de TI enfrenta constantemente desafios de duas áreas opostas: negócios e TI. Por um lado, as empresas exigem sistemas novos e inovadores para envolver os clientes, ganhar novos mercados e promover interações eficientes com os parceiros.

Por outro lado, existe uma demanda constante por serviços de TI confiáveis e eficientes para lidar com as demandas de negócios com eficiência. Os serviços baseados em nuvem, devido à sua natureza escalonável, podem ser considerados uma solução ideal para enfrentar esses dois desafios.

As organizações que desejam ser ágeis tendem a ser mais elásticas em sua abordagem para responder às necessidades do mercado em constante mudança e os modelos de nuvem, devido à sua elasticidade, permitem que as organizações inovem e experimentem com o mínimo de impacto financeiro.

Portanto, agilidade de negócios é a capacidade de capitalizar novas oportunidades potenciais com muito mais rapidez do que os concorrentes. As empresas estão adotando a computação em nuvem para aumentar a agilidade dos negócios e ganhar competitividade.

A Infraestrutura como Serviço (IaaS), devido à sua capacidade de escalabilidade, adaptabilidade e otimização de custos desempenha um papel fundamental na promoção da agilidade dos negócios

Escalabilidade refere-se ao funcionamento eficiente em contextos de negócios alterados. Por exemplo, considere um portal de comércio eletrônico que vende itens para presentes e produtos de estilo de vida que realiza cerca de 2.000 transações por semana em média.

O mesmo portal pode experimentar um aumento rápido no número de acessos, chegando a 2 milhões de transações durante a época festiva, como natal, dia das mães, etc. Para lidar com esse aumento repentino de volume, os servidores, o armazenamento e a rede precisam ser escalonados para cima automaticamente para lidar com as transações com facilidade.

A Infraestrutura como Serviço fornece escalonamento ou redução automático de servidores, armazenamento e largura de banda de rede para lidar com grandes volumes com eficiência. Da mesma forma, novamente quando a demanda for baixa, a largura de banda da nuvem se ajustará ao volume de dados.

A otimização de custos na nuvem é outra área de discussão nos círculos de negócios.

Os modelos de computação em nuvem, mais especificamente a Infraestrutura como Serviço, não exigem gastos com a compra de novo hardware ou, em vez disso, não há despesas de capital envolvidas.

O dinheiro gasto no uso de um modelo de serviço em nuvem é conhecido como despesas operacionais. Existem dois modelos de pagamento oferecidos por provedores de serviços em nuvem. Um é conhecido como modelo pay-per-use, em que o consumidor é cobrado pela utilização de um recurso por um determinado período.

O pagamento por uso pode ser qualquer tipo de recurso, como hardware, software ou aplicativo (por exemplo, armazenamento em GB, CPU, largura de banda de rede etc.). Neste modelo, o consumidor paga por cada recurso utilizado.

A vantagem aqui é que quando o recurso não é utilizado ou precisa ser reduzido, ele pode ser devolvido ao data center e nenhuma cobrança é cobrada do consumidor.

O outro modelo é o modelo de preço fixo, em que o consumidor paga uma quantia fixa por certa quantidade de recursos unitários por um período (normalmente em meses ou um ano). O modelo de preço fixo também é conhecido como modelo de assinatura.

No modelo de assinatura, o consumidor também paga por recursos que não são realmente usados ou consumidos. Isso é visto como desperdício de recursos e custos.

A empresa, dependendo da necessidade do negócio, pode escolher o modelo de precificação mais adequado para se beneficiar dos custos operacionais. Também pode ser notado que o modelo de pagamento por uso é dinâmico onde os preços são alterados de acordo com o recurso adquirido.

Além do preço, a Infraestrutura como Serviço otimiza os custos em grande medida, uma vez que os benefícios da agilidade são mais profundos e substanciais a longo prazo do que a simples redução de gastos.

A natureza escalonável da computação em nuvem em seu modelo de entrega de serviço, juntamente com a integração de fontes de informações externas, atende ao crescimento dos negócios de forma eficiente.

As tecnologias de computação em nuvem com seus modelos de serviço são um verdadeiro capacitador para que as organizações alcancem agilidade, escalabilidade e otimização de custos nos negócios.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies