Os funcionários são o elo mais fraco quando se trata de segurança de dados. Essa conclusão representa bem o cenário de ameaças que vivemos hoje. Na era digital atual, onde as empresas possuem uma grande dependência em tecnologia e segurança, pode ser fácil ignorar os aspectos humanos das operações de negócios.

De fato, a segurança de dados está no topo da lista de prioridades de muitas organizações, mas muitas mostram uma tendência de esquecer o elemento humano em relação à segurança de dados.

Com um número crescente de incidentes de segurança resultantes de erros de funcionários ou técnicas de engenharia social, deixar de considerar o fator humano é um erro sério para as empresas.

Embora o investimento na tecnologia mais recente seja um excelente ponto de partida, a segurança de dados pode ser drasticamente melhorada quando conta com o apoio de toda a força de trabalho.

Como resultado, as empresas precisam melhorar a conscientização sobre a segurança dos dados para garantir que os funcionários considerem como seu comportamento afeta a proteção da empresa.

Adaptar a cultura de uma empresa não é simples e nem acontece da noite para o dia, mas é construído ao longo de um período sustentado de tempo. E a cultura de segurança não é diferente. Quando se trata de segurança de dados, nunca houve melhor momento para desenvolver um programa de conscientização de segurança.

Portanto, as empresas devem investir em uma estrutura de cultura de segurança para garantir que os funcionários entendam as práticas recomendadas e possam tomar as medidas adequadas quando necessário.

O que acontece quando as pessoas são deixadas por conta própria?

Isso se aplica à cultura de segurança se injetarmos a ideia de proteção de dados nessa definição: “Cultura de segurança é o que acontece com a proteção de dados quando as pessoas são deixadas por conta própria”.

Eles fazem as escolhas certas quando precisam clicar em um link? Eles conhecem as etapas que devem ser executadas para garantir que um novo produto ou oferta seja seguro antes do envio?

Construa uma cultura de segurança de dados saudável

A cultura de segurança de dados em uma organização requer cuidados e desenvolvimento contínuo. E, na prática, não é algo que cresce de maneira orgânica e positiva.

Mudança cultural de segurança de dados é fundamental para a transformação digital. E para ser sustentável precisa ser maior que apenas um único evento. Quando uma cultura de proteção de dados é sustentável, ela se transforma em um ciclo de vida contínuo que gera retornos de longo prazo.

Basicamente uma cultura de segurança de dados possui quatro características principais. Primeiro, ela é transformadora. O objetivo principal de uma mudança cultural é promover mudanças em torno de objetivos comuns e deliberar com um conjunto de ações para promover mudanças.

Em segundo lugar, é envolvente e pode ser divertido. As pessoas querem participar de uma cultura de segurança agradável e desafiadora. Terceiro, é gratificante. Para que as pessoas invistam seu tempo e esforço, elas precisam entender o que receberão em troca.

Quarto e último, fornece retorno sobre o investimento. A razão pela qual alguém faz segurança é para melhorar uma oferta e reduzir vulnerabilidades; devemos retornar um múltiplo do esforço investido.

Uma forte cultura de segurança de dados não apenas interage com os procedimentos do dia a dia, mas também define como a proteção influencia as ações que sua organização fornece a outras pessoas.

Essas ofertas podem ser produtos, serviços ou soluções, mas devem ter segurança aplicada a todas as partes e peças. Uma cultura de segurança de dados sustentável é persistente. Não é um evento anual, mas é introduzido em tudo o que você faz.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies