A adoção de serviços baseados em nuvem está se acelerando à medida que mais empresas adotam ambientes de trabalho distribuídos. Bloqueios e quarentenas associados a crises globais estão levando as empresas a adotar a nuvem, mesmo ela se tornando cada vez mais diversa.

As empresas estão vendo agora que “tudo na nuvem” ou uma abordagem “somente em nuvem” usando Infraestrutura como Serviço (IaaS) não é para todos os dados ou todos os aplicativos.

Há algumas novas dinâmicas em jogo e a adoção da nuvem não é tão simples quanto parece. A demanda por resultados estratégicos de serviços em nuvem sinaliza uma mudança organizacional em direção aos resultados de negócios digitais. À medida que as empresas se adaptam ao mundo pós-crise, esse cenário certamente deve se ampliar.

Os CIOs estão agora sob maior pressão para fornecer novo valor de suas implantações de infraestrutura, garantindo o retorno do investimento. Durante 2020 isso se tornou praticamente uma missão impossível. Ao mesmo tempo, a nuvem está amadurecendo em termos de recursos e limitações.

Grandes orçamentos gastos por empresas que migraram no passado, levaram aplicativos e dados a serem movidos para dentro e para fora da nuvem. A maioria das empresas agora está refinando suas estratégias de nuvem e isso está criando migrações em ambas as direções.

IaaS como importante recurso na construção de uma arquitetura híbrida segura e escalável

Um relatório de 2019 da IHS Markit descobriu que 74% das empresas migraram aplicativos para a nuvem e depois voltaram para o local. O relatório observa que as duas principais razões para esse retorno ao ambiente local foram desempenho e segurança.

De fato, as empresas precisam de maior segurança e controle sobre seus serviços, caso contrário, terão que migrar aplicativos e dados da nuvem e voltar ao ambiente local. O desempenho e a segurança exigidos pelo ambiente de trabalho distribuído pressionam ainda mais as empresas, que desejam ser confiáveis ​​e vistas como robustas e seguras.

O desafio é encontrar um equilíbrio entre os benefícios da nuvem e a operação em um ambiente local seguro. Se os CIOs quiserem interromper as migrações bidirecionais de nuvem, eles precisam explorar novos modelos de infraestrutura como serviço e parar de comprometer a segurança e o controle da arquitetura.

Caso contrário, eles correm riscos de segurança desnecessários enquanto possivelmente precisarão mover aplicativos e dados para fora da nuvem.

Infraestrutura de nuvem simples e segura como serviço aplicado ao ambiente híbrido

As empresas precisam hoje de uma solução que una as ofertas tradicionais de data center local, investimentos capex e IaaS de nuvem pública e ofereça algo mais do que todas elas possam oferecer. A infraestrutura segura e dedicada pode ser oferecida com os mesmos benefícios da IaaS aplicado a uma arquitetura híbrida.

Na prática, as organizações podem alugar hardware e equipamentos de rede em hubs de data centers seguros e saber exatamente onde seus aplicativos e dados estão hospedados. Isso contrasta com o modelo de IaaS tradicional em nuvem, no qual aplicativos e dados podem ser hospedados em qualquer lugar do mundo.

Desta forma, os times de TI obtêm controle total sobre sua infraestrutura digital e podem gerenciar servidores, switches e roteadores dedicados de nível empresarial localizados em data centers certificados e melhor conectados. Elas pagam apenas pelo que usam, como IaaS na nuvem, e têm a liberdade de aumentar ou diminuir à medida que expandem sua presença na nuvem e implementam mais soluções digitais.

O resultado é um modelo híbrido que oferece a flexibilidade e escalabilidade da estrutura IaaS com a segurança e o controle do local. Em um mundo cada vez mais distribuído, é possível oferecer uma maneira simples de controlar a infraestrutura digital e construir uma base flexível.

As organizações também podem combinar essas soluções com acesso à Internet de alta disponibilidade e serviços de segurança. Ao mesmo tempo, eles podem aproveitar as comunidades de redes e provedores de serviços em nuvem presentes nas instalações do data center e interagir diretamente com eles, incluindo acesso direto a trocas de nuvem.

Os CIOs ganham responsabilidade, visibilidade e controle total sobre a arquitetura do negócio com um modelo flexível e seguro. No final, as empresas sabem exatamente onde seus dados e aplicativos estão localizados e em que tipo de hardware estão.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies