A recuperação de desastres deve ser parte integrante da estratégia de continuidade do negócio de qualquer empresa atualmente. Ela está se tornando cada vez mais uma prioridade à medida que as violações de segurança e interrupções de rede se tornam ameaças reais, constantes e o custo do tempo de inatividade aumenta cada dia.

Nos estágios iniciais do planejamento de recuperação de desastres, os gestores frequentemente se enganam sobre o que constitui um plano de Disaster Recovery (DR).  Na maioria das vezes, eles estão equivocados com a ideia de que o backup de dados é uma precaução suficiente no caso de um desastre.

Embora ter uma estratégia de backup seja uma prioridade, não é o mesmo que ter uma estratégia de recuperação de desastres. Em vez disso, o backup faz parte das etapas iniciais na definição de um plano de DR adequado.

Em outras palavras, um backup é uma cópia de seus dados, um plano de recuperação de desastres é um seguro que garante sua recuperação.

O que torna de fato backup e recuperação de desastres diferentes?

Normalmente, os backups são realizados visando garantir a retenção de dados necessária em um único local, com o único propósito de copiar os dados. A recuperação de desastre requer a determinação do RTO (objetivo de tempo de recuperação) para designar a quantidade máxima de tempo que o negócio pode ficar sem sistemas de TI pós-desastre.

Tradicionalmente, a capacidade de atender a um determinado RTO requer pelo menos uma duplicação da infraestrutura de TI em um local secundário para permitir a replicação entre o local de produção e DR.

A recuperação de desastre é o processo de failover de seu ambiente principal para um ambiente alternativo capaz de sustentar a continuidade de seus negócios. Os backups são úteis para acesso imediato em caso de necessidade de restauração de um documento, mas não facilitam o failover de todo o seu ambiente caso sua infraestrutura seja comprometida. Eles também não incluem os recursos físicos necessários para colocá-los online.

O planejamento também marca uma característica chave na diferente entre backups e a recuperação de desastres

O planejamento de uma rotina de backup é relativamente simples, pois normalmente os únicos objetivos são atender aos requisitos de RPO (objetivo do ponto de recuperação) e retenção de dados.

Uma estratégia de recuperação de desastre completa requer planejamento adicional, incluindo a determinação de quais sistemas são considerados de missão crítica, a criação de uma ordem de recuperação e processo de comunicação e, o mais importante, uma maneira de realizar um teste válido.

Os benefícios gerais e a importância de um plano de DR são reduzir o risco e o tempo de inatividade, manter a conformidade e evitar interrupções. Os backups têm uma finalidade mais simples. Certifique-se de saber qual solução faz sentido para suas necessidades de negócios.

Aproveite a diferença entre recuperação de desastres e backups

A diferença entre recuperação de desastres e backups pode ser clara, mas a próxima etapa é aproveitar essas diferenças para desenvolver uma estratégia abrangente de DR que inclua uma política de backup eficaz, estratégias de prevenção de desastres e protocolos de resposta.

Lembre-se de que 90% das empresas sem um plano de DR falham após um desastre. Esteja preparado criando uma estratégia de recuperação de desastres antes que ocorra um desastre.

Um plano de backup e recuperação de desastres deve ser uma parte sólida de sua estratégia de segurança cibernética. Não se trata apenas do backup e da segurança dos seus dados, longos atrasos e perda de produtividade são caros e prejudiciais para o seu negócio.

Quando tempo é dinheiro, a integração entre o plano de backup e recuperação de desastres se torna uma proposta de economia de negócios.

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