Muitas empresas experimentaram durante anos insatisfação com sua infraestrutura de TI, enfrentando tecnologia desatualizada, altos custos e desempenho inadequado dos provedores de serviço.

Com uma infraestrutura legada, que não é a ideal do ponto de vista de custo e capacidade, a maioria das organizações estão preocupadas no desafio de atender aos requisitos de negócios em evolução da era digital.

A infraestrutura de TI, abrangendo data centers, redes de comunicação, segurança de TI e serviços de tecnologia para o usuário final, é a base tecnológica que dá suporte à estratégia de negócios de uma empresa, sua capacidade de inovar e seus recursos digitais.

No entanto, muitas empresas negligenciam a importância estratégica de uma infraestrutura de TI robusta. Embora os serviços básicos sejam consumidos como utilitários de commodities, as empresas líderes estão ganhando uma vantagem competitiva com recursos de infraestrutura sofisticados, incluindo tempo mais rápido para o mercado, maior produtividade, experiências e engajamento do cliente mais fortes e custos mais baixos.

Por causa da complexidade e dos altos custos de troca de fornecedores, renovar uma infraestrutura de TI requer planejamento e experiência para minimizar interrupções, reduzir custos e o esforço necessário e acelerar o tempo de implantação.

Na prática, muitas empresas enfrentam uma série de desafios comuns: baixo desempenho, custos excessivos, inovação limitada, baixa produtividade de pessoal e alta rotatividade, tecnologia obsoleta, estrutura e gerenciamento limitados do ambiente de tecnologia e falta de flexibilidade.

O que é modernização do sistema legado?

Em termos mais simples, a modernização do legado significa atualizar todo ou parte de sua infraestrutura de TI para oferecer melhor suporte a seus objetivos e processos de negócios.

Os líderes empresariais impulsionam a inovação em suas empresas, mas precisam de novas tecnologias para permitir e apoiar essa inovação em um ambiente real. Eles precisam de aplicativos rápidos, sistemas que suportem conectividade e plataformas que reúnam tudo.

Nesse contexto, a estrutura de TI legada de sua empresa, que parecia tão capaz alguns anos atrás, está rapidamente se tornando obsoleta. A modernização dos sistemas de que você precisa hoje é mais que uma atualização, você está jogando um novo jogo com novas regras, em que é necessário modernizar não apenas as ferramentas e funções, mas a maneira como faz a TI.

Os fornecedores são praticamente os mesmos, mas as opções e princípios do passado não se aplicam mais

O hardware não está mais sozinho. Sensores, conexões de Internet e softwares são incorporados em praticamente todas os recursos tecnológicos, incluindo aquelas que costumavam ser puramente mecânicas.

O software não é mais vendido como um pacote para instalação. É oferecido como plataforma, por assinatura da nuvem, é atualizado automaticamente, programado de novas maneiras.

No entanto, alguns dos fatores mais importantes não mudaram em nada. As organizações devem permanecer focadas em sua vantagem competitiva. Os esforços de modernização devem criar valor para a empresa. Os investidores e outras partes interessadas estão mais exigentes do que nunca.

Entender o que fazer da maneira certa, os elementos de seu sistema de TI necessários para atingir seus objetivos, é essencial. Saber como fazer da maneira certa: como planejar, sequenciar, investir, projetar e envolver a empresa em torno de sua modernização tecnológica, é igualmente importante.

IaaS como oportunidade para modernização do sistema legado

Substituir tecnologia legada oferece às empresas a oportunidade de modernizar e revitalizar sua infraestrutura de TI, o que, por sua vez, permite que a empresa use a tecnologia de novas maneiras.

A nuvem, através da Infraestrutura como Serviço (IaaS), oferece uma maneira fácil de acessar novos tipos de tecnologia, eliminando as despesas de capital e operacionais de funcionamento de um data center.

Com a IaaS, os provedores fornecem maior capacidade a estrutura de TI das organizações, cobrando apenas pelos recursos usados. A economia gerada pela adoção da Infraestrutura como Serviço pode ser canalizada de volta para o crescimento do negócio e nas ações de inovação de produtos e serviços.

Na prática, as equipes de TI modernas podem fazer muito mais pela empresa se puderem deixar de consertar servidores, executar backups, manter redes e responder a problemas básicos de tecnologia.

Sem o uso de uma estrutura legada, os times de TI podem analisar a entrega da carga de trabalho corporativa como um todo e identificar maneiras de disponibilizar essas cargas com mais eficiência e com maior efeito e impacto positivo ao negócio.

Além disso, os especialistas em tecnologia podem, através da IaaS, encontrar gargalos no fluxo de trabalho e oferecer aos funcionários melhores ferramentas para gerenciar suas interações diárias com clientes e parceiros.

Simplificando, eles podem fornecer iniciativas de capacitação de negócios e inovação.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies