Passamos atualmente por uma grande mudança e a transformação digital que antes era uma opção, agora se tornou uma obrigação para todas as empresas. A globalização e os clientes, cada vez mais experientes, estão colocando uma enorme pressão sobre as empresas para inovar mais rapidamente, diferenciar e entregar um valor crescente.

Além disso, a intensificação da competição obriga os participantes de todos os setores a transformar seus negócios e se adaptar às novas condições de mercado para prosperar e ganhar participação no mercado.

As tecnologias digitais de ponta oferecem a eficiência operacional necessária, aumentando a produtividade da força de trabalho e aprimorando o atendimento ao cliente. Na prática,

O desenvolvimento acelerado da tecnologia está permitindo que concorrentes já estabelecidos e startups apresentem produtos e modelos de negócios inovadores que frequentemente transformam completamente o mercado.

E tudo isso acontece por meio da evolução da comunicação e da tecnologia. As empresas devem abraçar a transformação digital para se tornarem mais ágeis e competir com mais eficácia.

A evolução das comunicações: uma parte essencial da transformação

Os usuários de negócios de hoje se beneficiam de um grande arsenal de ferramentas de comunicação de negócios em constante evolução.

A realidade mostra que ainda existem muitas empresas que operam ambientes de comunicação de vários fornecedores vagamente integrados, o que aumenta os custos de gerenciamento e cria dificuldades na sincronização e evolução de tecnologia.

Para melhorar a eficiência operacional, as empresas estão substituindo os ambientes de comunicação legados por arquiteturas altamente convergentes e integradas na nuvem que oferecem suporte a conjuntos abrangentes de comunicações unificadas e colaboração (UcaaS) baseadas em software e aplicativos de contact center.

Organizações com visão de futuro estão integrando estrategicamente Infraestrutura como Serviço (IaaS) com aplicativos UcaaS em sua arquitetura de TI mais ampla, com soluções de missão crítica que permite comunicações (por exemplo, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), planejamento de recursos empresariais (ERP), ferramentas de produtividade de escritório e aplicativos verticais) para oferecer um desempenho superior experiência do usuário e simplificar os processos de negócios.

As soluções de comunicação integradas à Infraestrutura como Serviço oferecem benefícios de produtividade, reduzindo a complexidade da arquitetura de TI das empresas, o que leva à redução de custos de implantação e gerenciamento de soluções.

Os requisitos de manutenção mais elevados associados a arquiteturas de comunicação e tecnologia legados prejudicam a capacidade da equipe de TI / telecomunicações de se concentrar em projetos estratégicos e alinhar melhor os investimentos em comunicações com objetivos de negócios mais amplos.

O acesso a novos recursos de TI ofertados através de uma arquitetura IaaS reduz a necessidade de equipamentos adicionais, taxas de licença de recursos, bem como tempo de implantação e energia. De fato, o foco é maior nas operações de negócio que têm como base uma estrutura de nuvem, ampliando a capacidade da empresa de atender com eficácia às necessidades de seus clientes.

Quando o foco está direcionado em estrutura de TI legada ocorre efetivamente um desequilíbrio nas operações, resultando em conflitos com as principais prioridades de negócios e motivadores de investimento em TI, como redução de custos operacionais e melhoria da experiência do cliente.

O futuro da comunicação e da tecnologia pertence à nuvem

As empresas estão migrando suas soluções de comunicações e TI para a nuvem com o objetivo de se tornarem mais flexíveis e responsivas às necessidades dos clientes.

Os benefícios do IaaS são baseados na visão de acesso onipresente e contínuo a várias ferramentas de comunicação e flexibilidade máxima:

  • CAPEX reduzido
  • Custos mensais previsíveis
  • Provisionamento e gerenciamento eficientes (por exemplo, configuração e administração automatizadas)
  • Acesso mais rápido a atualizações de tecnologia (incluindo patches de segurança) e novos recursos
  • Risco reduzido de obsolescência da tecnologia
  • Recuperação de desastres integrada e continuidade de negócios
  • Ajuste de capacidade sob demanda
  • Acesso a recursos de comunicação e colaboração em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo e em qualquer rede
  • Capacidade da empresa de se concentrar em projetos estratégicos e negócios principais

A transformação digital é um pré-requisito para o sucesso nos mercados atuais em evolução dinâmica. As empresas devem aproveitar tecnologias avançadas para se tornarem mais competitivas e prosperarem.

As arquiteturas de nuvem oferecem benefícios atraentes que podem melhorar muito a posição de uma empresa no mercado. A adoção de comunicações em nuvem pode fornecer às empresas eficiência operacional e uma vantagem competitiva.

Uma abordagem estruturada para a adoção de IaaS garante que os investimentos em comunicações estejam bem alinhados com os objetivos de negócios e atendam ou excedam seus indicadores-chave de desempenho e principalmente a satisfação de seus clientes.

Sobre a Axians

A Axians suporta os seus clientes no desenvolvimento de infraestruturas e soluções digitais. Para isso, dispõe de uma oferta abrangente de soluções e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que atendem de maneira completa as necessidades de seus clientes, combinada a uma estratégia de relacionamento profundamente humana e pessoal, com o propósito de melhorar a vida de pessoas e organizações.

Entre os serviços e solução estão cybersecurity, gestão de dados, Networking as a Service (NaaS), a empresa segue atuando em projetos de infraestrutura as a Service, Cloud Services, Data Center, DaaS (Devices as a Service), Networks, colaboração as a Service, digital workspace, managed services e business continuity.

O time de especialistas em consultoria, desenvolvimento, integração e serviços da Axians cria soluções personalizadas de transformação digital, capazes de contribuir sensivelmente para os resultados de negócios de seus clientes.

A Axians é uma marca da VINCI Energies