As previsões do futuro das empresas e consumidores para 2022 mostram que a tecnologia continua sendo a base para organizações que tentam restabelecer relacionamentos com clientes e consumidores em uma nova versão do mundo físico e digital.

De acordo com o IDC (da International Data Corporation), as organizações que se concentram na resiliência em sistemas, processos e modelos de negócios terão sucesso na capacidade de se adaptar aos novos tempos, acelerar a transformação digital e determinar o seu destino na atual economia digital.

Uma análise um pouco mais detalhada das principais previsões do setor de TI para 2022 e além

Os relatórios do IDC FutureScape são usados ​​para moldar a estratégia e o planejamento de TI empresarial, fornecendo uma estrutura básica para avaliar as iniciativas de TI em termos de seu valor para a estratégia de negócios agora e no futuro próximo. Para 2022, o relatório aponta as seguintes previsões do futuro dos clientes e consumidores são:

  • Previsão 1: até 2024, 35% das marcas incentivarão abertamente os consumidores a compartilhar dados pessoais em troca de recompensas em dinheiro, serviços e experiências exclusivas.
  • Previsão 2: até 2024, 25% das marcas farão parcerias para construir hubs de dados de clientes compartilhados para oferecer experiências conectadas inovadoras e reduzir os custos de aquisição de dados.
  • Previsão 3: até 2023, 25% dos bancos globais usarão a análise de sentimentos baseada em IA para melhorar a experiência do cliente em produtos e serviços atuais e futuros.
  • Previsão 4: até 2025, 50% do Global 2000 aumentará a diversidade de cientistas de dados em 50% para melhorar a confiança no envolvimento dos clientes, impulsionada pela privacidade de dados e regulamentos confiáveis ​​de IA em todo o mundo.
  • Previsão 5: até 2026, as empresas B2B usarão interações de IA e tecnologia de análise para oferecer engajamento de jornada profundamente personalizado, eliminando 40% dos pontos de contato humano de marketing e vendas.
  • Previsão 6: até 2023, 25% das empresas oferecerão transparência de rastreamento para reclamações de clientes, e isso se tornará uma prática recomendada e um impulsionador da escolha da marca, causando uma adoção mais ampla por 75% das empresas até 2025.
  • Previsão 7: até 2024, 30% das empresas da Fortune 2000 implementarão a próxima melhor ação em seu ambiente omnicanal, impulsionando a demanda por CDPs, gerenciamento omnichannel e soluções de atendimento ao cliente.
  • Previsão 8: até 2024, as organizações serão forçadas a reformular seu processo de autenticação de clientes para reduzir o atrito e reconhecer e autenticar clientes com segurança em cinco segundos após a conexão.
  • Previsão 9: até 2023, para combater a fadiga digital, 60% das organizações líderes procurarão se diferenciar oferecendo compromissos confiáveis ​​e memoráveis ​​que recriam experiências físicas.
  • Previsão 10: até 2025, mais de 65% dos hotéis de luxo em todo o mundo terão implantado um assistente inteligente voltado para o cliente que aproveita a IA para melhorar a experiência do cliente.

Em termos práticos, as tendências apresentadas pelo IDC, não só para o ano de 2022, mas além, levam as empresas a investirem em ações contínuas de qualidade em seus processos de negócios e infraestrutura de TI. O que nos leva aos seguintes pontos de prioridade.

1.   A segurança continua sendo a principal prioridade de TI, impulsionando a adoção de MSS e nuvem

Os ataques a empresas e clientes estão se tornando cada vez mais sofisticados, com grupos de cibercriminosos tirando proveito de novos vetores de ataque em um período de tempo mais consistente.

Isso levará ao aumento da adoção de serviços gerenciados de segurança (MSS) e ao uso de provedores de nuvem com recursos e ferramentas de segurança de classe empresarial.

2.   Maiores investimentos em gerenciamento de identidade

Com as senhas comprometidas sendo um dos principais alvos dos criminosos digitais, as empresas aumentarão o uso de ferramentas de autenticação multifator, bem como cofres / carteiras digitais para garantir a complexidade dos acessos e minimizar a reutilização de senhas antigas e derivados numéricos.

Talvez até autenticação “tripla” para incluir dispositivos biométricos ou de hardware que os usuários finais levarão com eles.

3.   A adoção da nuvem híbrida crescendo na era do trabalho híbrido

Com as empresas comprometidas com ambientes de trabalho híbridos, os líderes precisam repensar as prioridades e considerar o equilíbrio entre escala, velocidade, privacidade e segurança. As empresas e os clientes precisam de mais flexibilidade do que os ambientes de data center legados ou soluções de nuvem pública pura podem oferecer. ”

Em 2022, veremos uma adoção mais acelerada da nuvem híbrida, pois ela oferece excelente agilidade para crescer e oferecer suporte a funcionários remotos, permitindo que as empresas se movimentem conforme as demandas de negócios evoluem e mudam em um mundo incerto.

4.   Uso expandido de análises na transformação digital

Grande parte de 2022 será sobre lançar as bases para iniciativas de transformação empresarial expandidas. Os CIOs e suas equipes devem estar prontos para identificar os casos de negócios mais viáveis ​​para aplicar o poder dos dados e análises.

Se sua organização tem como objetivo conduzir a transformação digital em grande escala, em vez de iniciativas fragmentadas com base em um único caso de uso, é necessário adotar uma abordagem integrada para empregar dados e análises para maximizar o valor.

5.   5G como nova alternativa de banda larga

Em 2022 teremos as empresas de Telecom buscando alavancar suas implantações 5G, ativos de TI e soluções de serviço gerenciado para eficiências operacionais.

Tecnologia 5G começará a ser utilizada pelas empresas como uma alternativa eficaz para a conexão de Internet “tradicional” em diferentes situações operacionais, a exemplo de backup e recuperação de dados

6.   A consolidação da estratégia de Zero Trust

Muitas equipes se concentraram em 2021 no planejamento da recuperação e do crescimento de longo prazo de suas organizações, sob uma infraestrutura de TI renovada projetada para suportar as demandas em constante mudança de uma força de trabalho híbrida.

Em 2022, as equipes de TI continuarão a operacionalizar esses novos arranjos. Como parte desse foco, muito mais organizações devem se aventurar em práticas como controles de acesso baseados em risco como parte de uma arquitetura de confiança zero.

Além disso, a consolidação dos requisitos de identidade, incluindo gerenciamento de acesso privilegiado (PAM), gerenciamento de acesso de identidade (IAM), governança e administração também será mais comum, à medida que as organizações procuram simplificar requisitos de identificação diferenciados.

Se os últimos dois anos provaram alguma coisa para nós, é a importância da rápida adaptabilidade em face da incerteza. Em 2021, os CIOs se concentraram na agilidade operacional mais do que nunca.

Para se preparar para o inesperado e se adaptar ao que quer que seja de 2022, as empresas devem acelerar ainda mais suas iniciativas de transformação digital e priorizar tendências tecnológicas específicas. Para continuar navegando neste nível de mudança, os CIOs sabem que precisam começar focando na retenção de talentos e nos relacionamentos.

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